O Banco Angolano de Investimentos consta entre os 1.000 maiores bancos do mundo e é o 20º na lista dos 25 maiores bancos de África, de acordo com o ranking divulgado pela prestigiada revista The Banker.

A posição que o BAI ocupa no ranking, destaca a publicação britânica, deve-se ao seu perfil de elevada liquidez com as suas disponibilidades e aplicações de liquidez a representarem 33% do total do activo e de elevada solvabilidade tendo o seu rácio de solvabilidade regulamentar atingido os 19%, acima do mínimo de 10% exigido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Publicada no passado dia 02 de Julho de 2018, a lista assinala os aumentos dos lucros dos bancos da região da África Subsariana, comparativamente ao ano anterior, impulsionado pela recuperação global da economia da região, sendo que os bancos angolanos contribuíram com o crescimento dos lucros na ordem dos 22%.

Impulsionando o clima de recuperação do sector encontram-se também países como o Gana, que viu os lucros antes dos impostos aumentarem em 26%; Tunísia com 18% de crescimento e Ilhas Maurícias, que viu os lucros do mercado saltarem para 16%.

No ano passado o BAI atingiu um resultado líquido de 55 mil milhões de Kwanzas, representando um aumento de 11% face ao registado no exercício anterior, resultados que reflectem a manutenção de líder em termos de depósitos.

A publicação que avalia o desenvolvimento e crescimento da banca mundial mede indicadores como os activos, rácios de solvência e liquidez e os benefícios antes dos impostos como critérios para a definição do ranking dos melhores bancos do mundo.

 

Fonte: The Banker