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Perguntas Frequentes

Particulares Contas Bancárias

Não existe montante mínimo de depósito para abertura de conta no BAI Europa, pelo que poderá abrir a sua conta sem saldo. Porém, caso pretenda constituir um dos nossos Depósitos a Prazo, apenas poderá constituí-lo a partir do montante mínimo de 1.000€, no caso dos Depósitos a Prazo EUR e USD. Já no caso dos nossos Depósitos a Prazo Novos Clientes e Premium, apenas poderá constituí-los a partir do momento mínimo de 2.500€.

Relativamente a abertura de conta, não existe qualquer encargo associado. Quanto a manutenção de conta, está associada uma comissão mensal de 5,20€. Porém, ao subscrever e manter um dos nossos Depósitos a Prazo, fica isento da mesma.

Não existem quaisquer encargos associados à abertura e manutenção da Conta Menores.

Não existe nenhum custo, nem período de carência, associado ao encerramento de conta. Caso pretenda proceder ao encerramento de conta, basta enviar-nos uma carta com essa solicitação e em que conste o seu nome completo, número e data de emissão ou data de validade do seu documento de identificação, e número de conta no BAI Europa. A carta deverá ser enviada em anexo para o e-mail clientes.particulares@baieuropa.pt.

Não, não poderá ter acesso à sua conta BAI Angola ao abrir uma conta no BAI Europa. Apesar de se tratar do mesmo Grupo bancário, são dois bancos distintos e duas contas distintas.

Quando o menor atingir a maioridade, será necessário que o mesmo realize a regularização da conta, actualizando os seus dados. O mesmo deverá apresentar todos os documentos constantes no documento Requisitos de Abertura de Conta - Pessoas Singulares, tal como outros titulares, caso pretenda incluir.

O Cliente que detenha uma Conta Serviços Mínimos Bancários pode contratar outros produtos e serviços não incluídos nos serviços mínimos bancários, incluindo depósitos a prazo, contas-poupança, cheques, crédito à habitação, cartão de crédito, entre outros. A contratação destes produtos e serviços está sujeita às mesmas condições aplicáveis aos restantes clientes da instituição de crédito em causa. O cliente que detenha uma Conta Serviços Mínimos Bancários não pode, no entanto, contratar facilidades de descoberto, sendo que as instituições de crédito só podem permitir a movimentação da Conta Serviços Mínimos Bancários para além do respectivo saldo quando estejam em causa operações realizadas com o cartão de débito.

Pagamentos

Não é possível. Através do BAI Europa, apenas poderá efectuar pagamentos em Euro.

Canais Digitais

Não poderá ter acesso à sua conta BAI Angola através do BAI Europa Directo. Apesar de se tratar do mesmo Grupo bancário, são dois bancos distintos, duas contas distintas e por sua vez, possuem duas aplicações distintas.

Ao passo que no nosso Internet Banking antigo possuía dois acessos distintos, um para conta Particular e outro para conta Empresa, no nosso novo Internet Banking, acederá às suas diferentes contas através de um acesso único. Após entrar no novo Internet Banking, poderá escolher qual das suas contas deseja visualizar e/ou movimentar.

Para proceder à migração para o novo Internet Banking, basta entrar no novo canal através do seu computador ou telemóvel, seleccionar a opção “Migrar Conta” e seguir as instruções. Irá precisar do seu código de utilizador e palavra-chave antiga (caso possua vários acessos, poderá escolher migrar com qualquer um). Em caso de dúvidas adicionais, pode contactar-nos através do (+351) 213 513 750, escolhendo a opção 2 “Canais Digitais”, disponível todos os dias úteis das 8h30 às 17h30.

Para recuperar o acesso ao seu Internet Banking, contacte-nos por favor através do (+351) 213 513 750, escolhendo a opção 2 “Canais Digitais”, disponível todos os dias úteis das 8h30 às 17h30. Um dos nossos operadores atenderá ao seu contacto e ser-lhe-á enviada uma nova palavra-chave via SMS, para o número de telemóvel associado à sua conta. Com a nova palavra-chave, poderá voltar a entrar no seu Internet Banking.

Cartões

A subscrição do Cartão de Débito não é obrigatória. No entanto, para qualquer operação de transaccionalidade ou pagamento que pretenda realizar através da sua Conta à Ordem no BAIE, será necessário dispor do nosso Cartão de Débito.

A anuidade do nosso Cartão de Débito está isenta no primeiro ano e tem um valor anual de 15,60€ nos anos seguintes.

Caso pretenda proceder à renovação do seu Cartão Kamba, deverá inicialmente contactar-nos através do (+351) 213 513 750, disponível todos os dias úteis das 8h30 às 17h30, de forma a proceder ao agendamento da sua renovação. Posteriormente, deverá dirigir-se às nossas instalações e ter na sua posse o cartão que pretende renovar, assim como o seu bilhete de identidade. A renovação do Cartão Kamba será realizada presencialmente no momento.

Depósitos a Prazo

Ao abrir uma conta no BAI Europa, fica associada uma comissão mensal de 5,20€ pela manutenção de conta. Porém, ao subscrever um dos nossos Depósitos a Prazo, fica isento da mesma.

Nem todos os nossos Depósitos a Prazo possuem os mesmos montantes mínimos de investimento. No caso do nosso Depósito a Prazo Premium ou do Depósito a Prazo Novos Clientes, deverá depositar no mínimo 2.500€ para abertura. No entanto, temos também outros depósitos, quer em moeda Euro, quer em dólar, com montantes mínimos de constituição que começam nos 1.000€.

Sim, poderá constituir um dos nossos Depósitos a Prazo através do seu Internet Banking ou App. Basta aceder a Menu > Poupar > Depósitos a Prazo > Subscrever > Seleccionar o depósito que pretende e clicar em Constituir > Seleccionar a conta de origem e montante a aplicar no depósito > Validar as informações.

O Fundo de Garantia de Depósitos é regulado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e garante o capital depositado nas instituições participantes, até ao valor de 100.000€ por depositante, caso se verifique uma situação de indisponibilidade dos depósitos nas instituições de crédito. O Banco BAI Europa, S.A. participa neste Fundo.

Não necessita. Poderá abrir um Depósito a Prazo do Protocolo DECO PROteste, com 2º titular de conta, sendo apenas o 1º titular subscritor do Protocolo.

Não necessita. Poderá abrir um Depósito a Prazo do Protocolo DECO PROteste Investe, com 2º titular de conta, sendo apenas o 1º titular subscritor do Protocolo.

Não necessita. Poderá abrir um Depósito a Prazo do Protocolo Empresas, com 2º titular de conta, sendo apenas o 1º titular colaborador de uma Empresa nossa Cliente.

Empresas Contas Bancárias

Não existe montante mínimo de depósito para abertura de conta no BAI Europa, pelo que poderá abrir a sua conta sem saldo. Porém, caso pretenda constituir um dos nossos Depósitos a Prazo, apenas poderá constituí-lo a partir do montante mínimo de 3.000€, no caso dos Depósitos a Prazo EUR e USD. Já no caso dos nossos Depósitos a Prazo Novos Clientes e Premium, apenas poderá constituí-los a partir do momento mínimo de 5.000€.

Relativamente a abertura de conta, não existe qualquer encargo associado. Quanto a manutenção de conta, está associada uma comissão mensal de 5,20€. Porém, ao subscrever e manter um dos nossos Depósitos a Prazo, fica isento da mesma.

Não existe nenhum custo, nem período de carência, associado ao encerramento de conta. Caso pretenda proceder ao encerramento de conta, basta enviar-nos uma carta com essa solicitação, assinada por quem obriga a empresa. A carta deverá ser enviada em anexo para o e-mail clientes.empresa@baieuropa.pt.

Não, não poderá ter acesso à sua conta BAI Angola ao abrir uma conta no BAI Europa. Apesar de se tratar do mesmo Grupo bancário, são dois bancos distintos e duas contas distintas.

Cartões

A subscrição do Cartão de Débito não é obrigatória. No entanto, para qualquer operação de transaccionalidade ou pagamento que pretenda realizar através da sua Conta à Ordem no BAIE, será necessário dispor do nosso Cartão de Débito.

A anuidade do nosso Cartão de Débito está isenta no primeiro ano e tem um valor anual de 15,60€ nos anos seguintes.

Pagamentos

Não é possível. Através do BAI Europa, apenas poderá efectuar pagamentos em Euro.

Depósitos a Prazo

Ao abrir uma conta no BAI Europa, fica associada uma comissão mensal de 5,20€ pela manutenção de conta. Porém, ao subscrever um dos nossos Depósitos a Prazo, fica isento da mesma.

Nem todos os nossos Depósitos a Prazo possuem os mesmos montantes mínimos de investimento. No caso do nosso Depósito a Prazo Premium ou do Depósito a Prazo Novos Clientes, deverá depositar no mínimo 2.500€ para abertura. No entanto, temos também outros depósitos, quer em moeda Euro, quer em dólar, com montantes mínimos de constituição que começam nos 1.000€.

Sim, poderá constituir um dos nossos Depósitos a Prazo através do seu Internet Banking ou App. Basta aceder a Menu > Poupar > Depósitos a Prazo > Subscrever > Seleccionar o depósito que pretende e clicar em Constituir > Seleccionar a conta de origem e montante a aplicar no depósito > Validar as informações.

O Fundo de Garantia de Depósitos é regulado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e garante o capital depositado nas instituições participantes, até ao valor de 100.000€ por depositante, caso se verifique uma situação de indisponibilidade dos depósitos nas instituições de crédito. O Banco BAI Europa, S.A. participa neste Fundo.

Canais Digitais

Não poderá ter acesso à sua conta BAI Angola através do BAI Europa Directo. Apesar de se tratar do mesmo Grupo bancário, são dois bancos distintos, duas contas distintas e por sua vez, possuem duas aplicações distintas.

Ao passo que no nosso Internet Banking antigo possuía dois acessos distintos, um para conta Particular e outro para conta Empresa, no nosso novo Internet Banking, acederá às suas diferentes contas através de um acesso único. Após entrar no novo Internet Banking, poderá escolher qual das suas contas deseja visualizar e/ou movimentar.

Para proceder à migração para o novo Internet Banking, basta entrar no novo canal através do seu computador ou telemóvel, seleccionar a opção “Migrar Conta” e seguir as instruções. Irá precisar do seu código de utilizador e palavra-chave antiga (caso possua vários acessos, poderá escolher migrar com qualquer um). Em caso de dúvidas adicionais, pode contactar-nos através do (+351) 213 513 750, escolhendo a opção 2 “Canais Digitais”, disponível todos os dias úteis das 8h30 às 17h30.

Para recuperar o acesso ao seu Internet Banking, contacte-nos por favor através do (+351) 213 513 750, escolhendo a opção 2 “Canais Digitais”, disponível todos os dias úteis das 8h30 às 17h30. Um dos nossos operadores atenderá ao seu contacto e ser-lhe-á enviada uma nova palavra-chave via SMS, para o número de telemóvel associado à sua conta. Com a nova palavra-chave, poderá voltar a entrar no seu Internet Banking.

Trade Finance

Quando um crédito é confirmado, o beneficiário (exportador) tem uma maior garantia de pagamento, pois esta foi dada não só pelo Banco Emitente, como também pelo Banco Confirmador, desde que todos os termos e condições da Carta de Crédito tenham sido cumpridos. A Carta de Crédito não pode ser cancelada ou alterada a menos que todos os intervenientes (importador, exportador, bancos envolvidos) estejam em acordo.

É um produto que permite ao beneficiário transferir os direitos parciais/totais do crédito em favor de segundo(s) beneficiário(s), de acordo com os termos e condições estabelecidos no crédito inicial.

Num processo de Crédito Documentário existem vários tipos de prazos, sendo estes: Campo 31D: indica a data de vencimento, o período pelo qual a Carta de Crédito está em vigor; Campo 42P: caso o pagamento seja diferido, indica o tempo definido a pagar ao beneficiário; Campo 44D: indica o prazo estabelecido para o período máximo de envio da mercadoria; Campo 48: indica o período máximo para apresentação de documentos ao Banco Confirmador.

Cobra-se uma Comissão de Diferimento de Prazo nos casos em que o pagamento seja efectuado posteriormente à data de vencimento da Carta de Crédito.

No campo 43P da Carta de Crédito pode encontrar os seguintes termos: "ALLOWED" - significa que é permitido fazer embarques parciais; "NOT ALLOWED" - significa que apenas poderá efectuar um único embarque de mercadoria.

Pode, mediante o acordo de todos os intervenientes envolvidos (Importador, Banco Emitente, Banco Confirmador, Exportador).

Não, qualquer alteração efectuada só irá ser considerada e aplicada no momento em que a mesma é notificada a todos os intervenientes.

Caso seja beneficiário de uma ou mais Cartas de Crédito, pode ceder parte ou o montante total da Carta de Crédito para um ou mais beneficiários. Esta cessão é emitida a pedido do beneficiário da Carta de Crédito sem qualquer responsabilidade por parte do Banco Confirmador.