Documentos & Incoterms
Documentos
Sabemos que por vezes pode ser um desafio preparar toda a documentação exigida numa carta de crédito. Por isso, reunimos aqui algumas das perguntas mais frequentes. O Banco BAI Europa está ainda disponível para prestar esclarecimentos adicionais e ajudá-lo em qualquer tema de trade finance. Saiba como entrar em contacto com a nossa equipa aqui.
Que documentos devo apresentar numa carta de crédito?
Consultar detalhadamente o campo 46A, ou as condições adicionais, caso existam, da carta de crédito e preparar cada documento solicitado de acordo com a modalidade de pagamento negociada acordada na carta de crédito.
O que são divergências na apresentação de documentos?
Uma divergência nos documentos traduz-se numa incoerência, incompatibilidade, condição/termo contrária ao exigido na carta de crédito e nas regras e práticas uniformes estabelecidas no comércio internacional (USP600).
Quais as vantagens em apresentar a documentação sem divergências?
- • Agendamento imediato do pagamento de acordo com os termos e condições da carta de crédito
- • Redução de custos adicionais
- • Rapidez no envio da documentação apresentada para o banco emitente
Quantos dias tem o banco confirmador para analisar a documentação apresentada?
Após a data de recepção dos documentos, o banco negociador, de acordo com o UCP600, tem o prazo máximo de 5 dias úteis para validar a documentação apresentada.
Quais os elementos mais importantes a considerar numa factura comercial?
A factura comercial é o documento mais requisitado numa apresentação de documentos, pelo que deverá ter em atenção os seguintes elementos:
- • Indicar as entidades envolvidas (importador e exportador);
- • Moeda indicada deverá corresponder à moeda da carta de crédito;
- • A mercadoria descrita deverá corresponder à mercadoria indicada no campo 45A da carta de crédito;
- • Mencionar o peso (líquido e bruto) da mercadoria enviada e quantidades;
- • Indicar o incoterm utilizado na carta de crédito (saber mais na secção Incoterms).
Quais os elementos mais importantes a considerar num Bill of Lading (B/L)?
O Bill of Lading é o documento de transporte mais comum numa carta de crédito, quando a mercadoria é enviada por via marítima, pelo que deverá ter em atenção os seguintes elementos:
- • Deverá estar sempre assinado e datado;
- • Porto de embarque e porto de desembarque deverá corresponder à informação dos campos 44E e 44F respetivamente da carta de crédito;
- • O peso bruto da mercadoria exportada não poderá ser inferior ao indicado na fatura comercial;
- • Deverá mencionar todas as condições estabelecidas no campo 46A, como por exemplo, referência da carta de crédito, o frete pago ou por pagar, estar consignado à entidade solicitada na carta de crédito, etc.
Caso seja solicitado a apresentação de um seguro de transporte de mercadoria, quais os pontos a ter em consideração?
- • Moeda emitida deverá corresponder à carta de crédito;
- • Conter todas as clausulas solicitadas na carta de crédito, nomeadamente, a cobertura de riscos e o montante máximo a segurar;
- • Deverá estar sempre assinado e datado;
- • A data de início do seguro nunca poderá ser posterior à data de embarque da mercadoria;
- • O documento deverá estar à ordem ou endossado em branco;
- • Deverá descrever a mercadoria de acordo com a fatura comercial.
Incoterms
Os Incoterms® (de International Commercial Terms) são normas internacionais que especificam todas as tarefas, riscos e custos associados durante a transação de bens/serviços entre o importador e o exportador. Desta forma, ao mencionar um determinado Incoterm® num contrato, todas as partes envolvidas têm conhecimento de como se irá repartir obrigações, riscos e custos, independentemente das diferentes práticas comerciais de cada país.
Estas regras foram primeiro publicadas em 1936 pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), tendo sido actualizadas várias vezes até chegarmos à versão mais actual, os Incoterms® 2020.