BAI distinguido com dois prémios financeiros internacionais
O Banco Angolano de Investimentos foi distinguido recentemente com dois prémios financeiros, nomeadamente, de melhor Grupo Bancário em Angola e o de Melhor Banco em Angola.
A primeira distinção foi atribuída pela Revista World Finance, na edição 2012 do World Finance Banking Awards. A segunda, por sua vez, foi outorgada no Euromoney Awards for Excellence pela Revista Euromoney.
Para a conquista do World Finance Banking Awards 2012, o júri destacou, entre outros indicadores de sucesso do BAI, a performance (interna e externa), declaração financeira, rácio financeiro (lucros e riscos), variedade de produtos e serviços e a cultura da governança corporativa da instituição.
A World Finance enumerou também a inovação dos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, o aumento do número de clientes e expansão da rede comercial, a plataforma de facilidade de conta, as alternativas de produtos financeiros e interação paralela com o mercado e o desenvolvimento da estratégia competitiva, como outras vantagens competitivas do BAI.
A equipa de pesquisa da Euromoney avalia os factores quantitativos e qualitativos, tais como os indicadores chave de performance, índices financeiros e de inovação no período de 12 meses. O editor da Euromoney, Clive Horwood, teceu, entre outras, as seguintes considerações a respeito do BAI." O Banco tem os maiores activos líquidos em Angola e atingiu o maior nível de activos na história dos Bancos comerciais angolanos no ano passado?.
O BAI conquistou o World Finance Awards 2010 na categoria de Melhor Banco Comercial e Melhor Banco de Investimentos. Em 2011, o ranking Top 1000 da The Banker classificou o BAI na 686ª posição no mundo, subindo 25 posições em relação a classificação de 2010. Em África, o Banco saiu da 24ª para a 22ª posição.
Sobre os prémios
A World Finance é uma fonte de informação financeira com credibilidade reconhecida por decisores de mundo inteiro e um canal credível de informação para jornais de grande prestígio como o The Telegraph e o The Economist. Por sua vez, os Euromoney Awards for Excellence são considerados como os prémios de referência para os serviços financeiros em todo o mundo, estando no seu 22º ano consecutivo de atribuição. A organização recebeu este ano mais de 600 submissões de Bancos do mundo e corretoras.